Páginas

FACEBOOK

19 de dezembro de 2015

Seja você mesmo, 1º Festival Não me Julgue


O Colégio Horizonte Uirapuru deu a oportunidade para os alunos fazerem o Cultuarte, um projeito para exercer a arte dentro da escola junto com os alunos e professores de diversos anos, como um grêmio possamos dizer.

Este projeito, deu vida ao 1º Festival Não me Julgue, dando incentivo aos alunos não terem medo de exercer a sua arte e se abrirem, cantando e dançando, sem ninguém vir com risadinhas e questionamentos desnecessários.

Aconteceu na sexta(4/12), das 17h ás 22h, no Colégio Horizonte Uirapuru o 1º Festival Não me Julgue, com apresentação de alunos, dança dos professores, Kafé Colombiano e Luiza Lian. Além do food truck, El Burrito Loco, trazendo comida mexicana bem caliente.

O festival, começou trazendo uma cena com Giulia e a cantoria de Yolanda, seguida de uma cena do Professor André , a dança do Pedro e Camille e Julia cantando. Em decorrência, da dança mais esperada do festival... os professores e funcionários dançando... arrasando na pista, se divertindo e "soltando a franga" (kkk). A dança foi tão boa que tiveram que repeti-la, justamente pela Celi não estar na primeira. O que seria o lago dos cisnes sem o cisne, não tem como, este é o caso meus caros, a Celi é como fosse este cisne.

Naquele momento, vendo todos os nossos admirados professores dançando, tão livres, sorridentes e se divertindo, sentíamos que eles eram mais jovens que nos, meros alunos aprendizes e cheios de ideias. Quem era queto e centrado, se soltou e todos nos sentíamos aquela alegria contagiante. Digno de repley :-D

Durante o festival, ocorreu a premiação dos melhores segundo o publico da apresentação de teatro, com o tema "cinema", dirigido pela professora Gabiela Stark. Realmente uma tarefa difícil escolher somente um aluno para ganhar o premio, mas todos tem um premio dentro de si mesmos e uma grande vitoria por uma apresentação tão maravilhosa.

Além do primeiro concurso de poesia da escola, promovido pelo Professor André. Onde cinco poemas foram selecionados e o publico escolheu os melhores, com premio de certificado e vale da Livraria Cultura

O Pedro, tem algo além de uma alma de artista, ele respira e vive a arte dentro de si. Digo por estudar todos os dias com ele, na mesma turma, tendo a oportunidade de ler alguns dos seus textos e ver os seus belos desenhos. Realmente mereceu ganhar com o melhor poema e melhor dançarino.


Pela primeira vez, pude ver a Petra cantar e ao começar parecia estar abrindo a sua a alma, se soltando e mostrando a artista. Naquela noite, conseguimos sentir a sua voz e realizei um dos meus sonhos deste ano... ouvi-la cantar. Não precisou ser "não me julgue" para ela soltar a voz, pois só temos de admirar como pessoa e talento. (vídeo)


Se pudesse dar um premio de revelação seria para o, seguindo com as apresentações, soltando o seu espirito rock'roll jovem e sempre com algo para dizer de dentro para fora, oh loko bicho. Quando disseram que o Zé iria cantar, não tinha como perder este festival.


A dupla do Kafé Colombiano, trouce um novo ritmo para o festival, um bom reggae, um clima de paz e uma cultura diversificada da mostrada até o momento. A letra entrava na nossa alma e entramos em transe. O som parou de funcionar, mas nem percebemos e o show continuou. Nada consegue estragar um bom clima. Um dos membros é primo da prof Suelen, muito bacana, eita família boa.


A cantora Luiza Lian, ex-estudando da escola, esta prestes a lançar um CD e esteve presente no festival para cantar algumas musicas. A sua voz calma, parecendo ondas do mar e o seu estilo retro.


Na ultima apresentação, tivemos um trio de alunos do Zontes, os caros Igor, Catarina e Rafael, os guitarristas e a cantora. Estes 3 fazem um belo trio, não sei se tem ou não uma banda, mas seria ótimo. A Catarina, tem uma voz leve e alma de artista. O Igor e o Rafa, ai ai... guitarra faz parte de seus dons artísticos, eles desenham e tocam outros instrumentos. Não digo por dizer, mas por convivência e conhecimento.

Ouvimos e cantamos juntos algumas musicas de MPB. Fizeram até um bis. A vibe estava tão boa que não tinha como acabar tão cedo.

Além das apresentações e food truck, tivemos amostras artísticas nas salas. O grupo do Cultuarte fez uma exposição de fotos com o tema "A Cidade de São Paulo", tirada por eles, mostrando pontos turísticos, paisagens e grafites espalhados pela cidade. Moramos em São Paulo sem conhecimento de onde moramos, não conhecemos os lugares fora do carro e deixamos de viver e apreciar os pequenos traços. A nossa cidade tem amor e arte em todo canto, não precisando procurar para achar. Comece olhando pela janela, por exemplo.

Também houve uma exposição de discos de vinil e outros objetos musicais antigos trazidos pelos alunos para o festival. Infelizmente a sala ficou esquecida durante o festival e poucos entraram.


Uma surpresa feita pelo grupo, trouxe o desenhista e grafiteiro .... , que fez o simbolo do Cultuarte para fazer um grafite incrível na parede da escola durante o festival. Um desenho incrível, de uma brande cabeça aberta para o mundo e cheia de liberdade e musica. Um simbolo memorável daquele dia.

A LIBERDADE não tem um significado próprio, cada pessoa defini do seu jeito e modo. Pode ser um sentimento, uma sensação ou um estado presente. Perguntaram para vários alunos, funcionários, professores e amigos do WhatsApp o seu significado e cada um disse algo diferente. Todos sabiam defini-lo perfeitamente do seu próprio modo. Esta pergunta para mim deu varias ideias, lembranças e pensamentos. Talvez algum dia ainda faça uma matéria compartilhando um pouco de alguns papeis amarelos escritos por mim e por outros.

QUERO FAZER UMA PERGUNTA A TODOS OS LEITORES, O QUE É LIBERDADE PARA VOCÊS? Escrevam no comentário, por favor

Parabéns a todos os alunos e professores por colarem esta brilhante ideia. Por executarem tão bem e expandirem o seu conhecimento. Agradeço pela coordenação da escola por deixar elabora-lo e dar liberdade para os alunos para executa-lo. Obrigada por deixar escrever esta materia e fotografar tudooo do evento. Obrigada a minha assistente Camile por ajudar a fotografar, foram 206 fotos meus caros (vejam todas as fotos)

Um comentário:

  1. Por favor, pode corrigir o nome do grupo? É CultuARTE, não Culturante.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...