Páginas

FACEBOOK

28 de dezembro de 2015

Retrospectiva: fatos de 2015

Estamos acabando 2015 e só fui perceber esta semana. As ferias fazem isso, nos deixam sem noção de nada e pela primeira vez fiquei livre Dezembro inteiro. Infelizmente não conseguirei fazer tantas matérias de retrospectiva, como faço todo ano, mas vamos recapitular os principais fatos.

Uma coisa para dizer deste ano, além de ter sido o melhor da minha vida, as pessoas acordaram de novo para falar de politica e se uniram para reivindicar os seus direitos. Estamos vivendo muitas crises ao mesmo tempo (politica, hídrica e econômica), as pessoas estarem reivindicando já era inevitável.

Acompanhe os principais fatos de 2015 e se esqueci de algo muito importante escreva nos comentários. Otimooo 2016 para todos!

1- Vestido de dupla cor

Uma grande polemica na internet no começo do ano, era qual a cor deste vestido, preto e azul ou branco e dourado.

Tudo começou com a postagem da escocesa Caitlin McNeill em seu Tumblr e depois o mundo inteiro ficou na duvida. A marca Roman Originals, esclareceu que a cor do vestido é azul e preto.

O site Wired.com deu uma explicação para o mistério. Para chegar à cor real de um objeto, nosso cérebro "desconta" a influência que a luz solar tem sobre ele (já que ela pode alterar os tons). Quando o cérebro tira o azul, o resultado é branco e dourado. Quando ele "desconta" o dourado, enxerga-se o azul e preto. Resumindo: NINGUÉM É CEGO OU PRECISA USAR ÓCULOS URGENTE kk

2- Lei da maioridade penal
Um jovem facilmente influenciável, perdido e ainda no Ensino Médio. São estes quem o governo quer transformar uma vez por todas em verdadeiros bandidos, ao invés de mostrar outro caminho e ajuda-los a crescerem na vida. Querem transformar os presídios em verdadeiras escolas do crime organizado.

Nestes momentos, ninguém pelo menos pensa investir na educação e socialização. Que país é este? Oras bolas, o Brasil, só poderia ser.

Poderia fazer um belo texto e falar sobre direitos humanos, mas deixarei o próprio refletimento de cada um sobre o tema e leiam "Capitães de Areia"

3- Combate da violência na mulher - tema mais discutido no ano

As mulheres, desde a origem da humanidade sofrem maus tratos por homens e se submetem. A sua luta sempre é constante e estamos conquistado o nosso espaço na sociedade a cada dia. O feminismo não significa só uma igualdade de gênero, mas o simbolo da nossa luta.

Segundo os dados da Comissão de Atitude, são 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente e 35%, a agressão é semanal. Entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil. Em 2014, do total de 52.957 denúncias de violência contra a mulher, sendo 51,68% denúncias de violência física, 31, 81% violência psicológica, 9,68% violência moral e outros.

A proteção da mulher é graças a Lei Maria da Penha, que visa defender a mulher em caso de violência domestica é crime.

O tema da redação e Simone de Beauvoir no ENEM e a tag #‎meuamigosecreto‬ representam uma grande vitoria para o reconhecimento (tendo a consciência de todos) ao combate da violência na mulher.

4- Refugiados da guerra, na Síria

Em busca de refugio em outros países, a população da Síria e países próximos tem pagado muito para barqueiros levarem até outro país, com a esperança de uma vida melhor. Como escolhe morrer? Nenhuma destas pessoas pensa nisso no momento, na sua terra natal ou afogado longe de casa.

Poucos sobrevivem e passam por uma nova luta, ser um refugiado e intruso em outro país. O mundo acordou para dar ajuda, quando um menino de 3 anos foi encontrado na areia de praia morto. Talvez esta tenha sido a sua missão, mas poderia ter sido evitado. Quando esta guerra infame ira acabar ?

5- #PrayForParis

A cidade de Paris este ano viveu em ataque e desolo. O dia 13 de Outubro de 2015, nunca será esquecido, onde 129 pessoas morreram e 200 feridos. Houve ataque terrorista, com homens bomba e tiroteio na casa de show Bataclan, bar Le Carillon e restaurant Le Petit Cambodgebar La Belle Equipe, proximidades do Stade de France, rua Beaumarchais, terraço da pizzaria La Casa Nostra e quase no estadio de futebol. 

O grupo terrorista Estado Islâmico pronunciou ser o culpado pelos ataques e o mundo inteiro permaneceu de olho e alerta as próximas ações. Durante as semanas seguintes, a França retalhou os responsáveis, houve um sequestro em um hotel e um aviso de ataque em uma estação de metro. Até hoje ainda permanecem em alerta. Por favor paz!

6- Ocupação nas escolas publicas, em São Paulo
O governador Geraldo Alckmin, fez um planejamento de reorganização das escolas publicas, fechando e separando a educação infantil do fundamental e do médio. Privando um aprendizado com alunos mais velhos, a vivencia entre os alunos, separando os amigos e superlotando salas já lotadas.

Os jovens foram para as ruas e ocuparam as escolas, fazendo manifestações totalmente pacificadas e lutando por uma causa justa. Mostrando o seu poder de cidadania e senso de justiça.

Após 1 mês de luta, o Alckimin suspendeu a reorganização, mas não basta dar um tempo, precisa cancelar e esta foi o motivo dos jovens continuarem lutando.

7- Impeachment da Dilma
Charge da Folha de São Paulo, de 30 de Setembro de 2015, por Benett

Quem realmente quer a Presidente Dilma fora do poder? O povo? Os partidos? Ou o Temer? A resposta certa seria: Os partidos manipularam o povo para tira-la do poder e o Temer ficara muito feliz se acontecer.

Ninguém precisa gostar da Dilma ou tolera-la, mas nunca esqueçam quem a colocou no governo, quem foi avisado pela Veja uma semana antes das eleições e se você esta desempregado e xingando a economia. Vou dizer algo, a culpa não é da Dilma, OPA! A culpa vem do poder Legislativo e Judiciário, aqueles que comandam o país antes dela, aquele onde o Cunha é chefe da Câmara.

O povo saiu nas ruas com as cores do Brasil para gritar para tirar a Dilma. Após lerem esta matéria, mesmo curta, reflitam como devem gritar e tenham consciência.

8- Liberte a sua criança interior e a paz. Livro 'O Jardim Secreto'

Uma grande febre do ano foi o livro de colorir, O Jardim Secreto e Floresta Encantada. Meros desenhos de plantas e mandalas transformaram-se em vários outros livros para colorir, de qualquer coisa imaginável. As livrarias, bancas e lojas se encheram destes livros. Nada original, só uma meditação, paz e uma volta a infância

9- Morte por intolerância religiosa, Charlie Hebdo

Respeito, a base na qual todos deveriam ter pelo outro e deveria ser a critica regra para a critica. No caso, esta palavra evitaria o acontecimento de intolerância ocorrida pelos cartunistas e desenhistas da revista francesa Charlie Hebdo.

Foram 12 mortes e 11 feridos, causada por muçulmanos cansados de desrespeitarem Maomé e satirizarem os mandamentos do alcorão. Quem é culpado nesta historia, cartunistas ou muçulmanos? Desrespeitar ou matar? Não pensem em quem começou primeiro.

A religião ou qualquer ideologia deve ser respeitado, independente de nossa opinião. Após o primeiro e segundo ato de agressão, podemos considerar bullying e desrespeito. Independente das denominações, fica a lição e discussão do acontecido e não precisamos ir até a França para encontrar uma intolerância.

Infelizmente podem morrer a redação inteira e ainda continuara o desrespeito. O menino sírio Aylan Kurdi, encontrado morto na praia (item 4) foi satirizado pela revista, onde aparece até imagem do Mc Donaldes. Depois desta... desisti de acreditar na consciência e respeito ao próximo

10- Natal sem neve no mundo
Grupo joga vôlei no Central Park, em Nova York, na quinta (24). A véspera de Natal deste ano é a mais quente já registrada na cidade (Foto: AFP Photo/Don Emmert) (G1)

Verão na seca? Primavera sem flores? Outono quente? Ou inverno sem neve? Não intendo sobre massas de ar ou mudanças loucas de temperatura. As previsões do tempo não dão muito certo, mas países como EUA e Russia, onde deveria estar nevando, posso prever um calor digno de piscina e sorvete. Um fato histórico e uma explicação: aquecimento global e efeito estufa

Neste momento, lembro quando o congresso norte-americano, resistiu em aprovar medidas para baixar emissões no COP21. Realmente uma grande potencia e chefe mercante vai fazer o seu charminho para não aprovarem. No final das contar, ficou conhecido como "O acordo mais justo da historia", seria justo se pelo menos fizerem o combinado.

Conclusão do acontecimento: Colhemos o que plantamos e lidamos com as consequências. A natureza esta dando um aviso bem claro, poderia ter sido pior, analisando a depredação.

Por favor, consciência e respeito em 2016. Feliz ano novo á anos e nos encontraremos cheios de noticias e matérias no próximo ano :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...